.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
No mês de maio foi realizado as comemorações do Centenário de criação da Paróquia e canonização de Santa Teresinha do Menino Jesus
No último sábado (17/05), foi celebrada, no Santuário de Santa Teresinha do Menino Jesus, a solene Missa do Centenário da criação da Paróquia e dos 100 anos de canonização de Santa Teresinha do Menino Jesus, Padroeira do município de Cerqueira César.
As comemorações, iniciadas no dia 11 de maio com o hasteamento das bandeiras na Praça da Matriz e a Missa solene de abertura, estenderam-se até o dia 18 de maio, culminando com a Missa Solene de encerramento e o abraço luminoso, ao redor do Santuário de Santa Teresinha.
Durante a programação, foi realizado um tríduo com celebrações presididas por sacerdotes da região, incluindo o Bispo Diocesano de Itapetininga, Dom Luiz Antônio Lopes Ricci. As festividades contaram ainda com a exposição histórica sobre Santa Teresinha, montada no salão anexo ao Santuário. A Missa solene do Centenário foi presidida pelo pároco, Padre Tarcísio César de Oliveira, e concelebrada pelo vigário paroquial, Padre João Bezerra, juntamente com outros sacerdotes convidados. Estiveram presentes o prefeito municipal Diego Cinto, o presidente da Câmara Jean Carlo Bento, os vereadores Carlos Leone, Renan Lopes e Emerson César Calixto, representando o Poder Legislativo.
Em um momento da celebração, o vereador Renan Lopes realizou a leitura da Moção de Aplausos nº 18/2025, aprovada por unanimidade na Câmara Municipal em homenagem ao Santuário, por ocasião do centenário. A moção foi assinada pelos onze vereadores que compõem o Legislativo.
O prefeito Diego Cinto também expressou sua gratidão às lideranças religiosas do município — o pároco Tarcísio, o vigário Padre João — e à comunidade católica cerqueirense pelos 100 anos de canonização da padroeira, Santa Teresinha do Menino Jesus.
A data de 17 de maio de 1925 marca a elevação da antiga Capela de Cerqueira César à categoria de Paróquia, dedicada à Santa Teresinha do Menino Jesus, por meio do então Cúria de Botucatu, Dom Carlos Duarte. O fato se deu instantes após a canonização de Santa Teresinha pelo Papa Pio XI, o que torna com que a Paróquia seja reconhecida como a primeira do Brasil e possivelmente do mundo a ser dedicada à Santa Teresinha.
Em 30 de setembro de 2001, o então Arcebispo de Botucatu, Dom Aloysio José Leal Pena, elevando à Paróquia o título de Santuário de Santa Teresinha do Menino Jesus. Reconhecendo a importância espiritual e histórica do local para a região.
Texto: (Comunicação da Prefeitura e Foto: Xerife)
.
.
.
.