Gabinete - Quarta-feira, 19 de Junho de 2024

Alunos do Programa Jovem Agricultor do Futuro se reúnem com o Prefeito Municipal

Como parte das atividades, os alunos estão visitando as repartições públicas e conversando com os gestores, para conhecerem o funcionamento dos respectivos órgãos.

ALUNOS DO PROGRAMA JOVEM AGRICULTOR DO FUTURO SE REÚNEM COM O PREFEITO MUNICIPAL

No último dia (18/06), o Prefeito Diego Cinto recebeu no Paço Municipal, os alunos do Projeto Jovem Agricultor do Futuro, desenvolvido pelo SENAR/FAESP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e Sindicato Rural de Cerqueira César, em parceria com ACERVI e Usina Rio Pardo. O programa oferece oficinas pedagógicas e técnicas aos participantes além do resgate da cidadania, a iniciativa mostra possibilidades de profissionalização que quem deseja seguir atuando no campo.

A visita dos alunos à sede do Executivo Municipal foi pela acompanhada instrutora do projeto, Rosana Ap. Martelo Picanço, que foram recebidos pelo Prefeito, pelo diretor de Gabinete da Prefeitura, Carlos Alberto do Amaral, e pelo secretário municipal de Governo e Administração, Jorge Lopes.

Durante a visita, os adolescentes conheceram as dependências do Paço Municipal e tiveram a oportunidade de conversar com o Prefeito Diego Cinto sobre o funcionamento da Prefeitura e apresentar demandas relacionadas à comunidade, em diversos setores que impactam de forma positiva da vida dos munícipes. O bate-papo foi mediado pelos alunos Samuel Domingues Dias e Carla Alves dos Santos, que realizaram uma entrevista com o Prefeito de Cerqueira César.
O Programa Jovem Agricultor do Futuro trabalha com os adolescentes e jovens em três eixos: ser pessoa, ser cidadão e ser empreendedor rural. No eixo sobre ser cidadão, os participantes abordam temas como ética, moral, deveres e direitos, além de analisarem o funcionamento da comunidade em que vivem e propor projetos para fortalecer a cidadania.

Como parte das atividades do programa, os alunos estão visitando as repartições públicas municipais e conversando com os gestores, para conhecerem o funcionamento dos órgãos públicos. De forma participativa e democrática, Diego ouviu as sugestões dos alunos, e destacou que a iniciativa é extrema importância e irá contribuir na construção do Plano Diretor Municipal. Diretriz está exigida para os municípios acima de 20 mil habitantes. Segundo o Chefe do Executivo, a administração já está elaborando o respectivo Plano, que norteia o crescimento da cidade para o futuro.

Ao final da visita, Diego Cinto agradeceu a visita dos alunos e destacou a importância da iniciativa do SENAR e Sindicato Rural para a formação dos jovens na cidadania. A instrutora do projeto, Rosana Picanço, também agradeceu a receptividade do Prefeito e de sua equipe.

PARCERIAS – É importante destacar que o Poder Público mantém um excelente relacionamento com o SENAR e o Sindicato Rural de Cerqueira César. Juntos, eles realizam ações sociais e culturais em colaboração com a atual gestão pública, como campanhas de arrecadação de agasalhos através do Fundo Social, destinadas a auxiliar famílias em situação de vulnerabilidade. Além disso, desenvolvem o Projeto "Viola Caipira", em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo. (Comunicação da Prefeitura)