FEBRE CHIKUNGUNYA:
O primeiro caso de Febre Chikungunya registrado em Avaré coloca as autoridades de saúde em alerta na região. A paciente, de 47 anos, foi contaminada durante viagem a Arapiraca (AL), afirma a reportagem do G1. Com intuito de impedir que a Chikungunya chegue ao município a prefeitura de Cerqueira César através da secretaria de Saúde e departamento de Obras irá realizar na segunda quinzena de outubro o mutirão de limpeza em todos os bairros.
Segundo o secretário de Saúde, Mauro Bertolani Junior a medida visa combate o mosquito Aedes Aegypti transmissor da Dengue e da Febre Chikungunya. Esta será a segunda campanha de limpeza pública neste ano, a primeira aconteceu no mês de fevereiro. Detalhes da campanha foram definidos durante uma reunião realizada na secretaria de Educação com a presença dos gestores Fernanda Leonel (Educação), Mauro Bertolani Junior (Saúde), Jeferson Cruz (Comunicação) e José Vandes Domingues Vaz (Obras e Serviços). Participaram da reunião ainda o supervisor de campo e representante da Vigilância Sanitária, Luiz Antônio Cinel e a chefe da Vigilância Epidemiológica, Cecília Moura Leite. “Tendo em vista o calor excessivo e o período de estiagem, vamos realizar o mutirão de limpeza em todos os bairros do município para eliminar os criadouros do mosquito”, explica o secretário de Saúde.
A força tarefa envolve todas as secretarias municipais contando com o apoio indispensável da secretaria de Educação que juntamente com o departamento de Comunicação da prefeitura irão difundir a ação para os todos os munícipes. Máquinas da prefeitura, funcionários e voluntários irão compor o mutirão que tem objetivo de eliminar os focos do mosquito transmissor das doenças. O secretário de Saúde, Mauro Bertolani Junior ressaltou a colaboração de todos na campanha, cujo combate é periódico. “A Dengue se combate todos os dias e a participação da população é fundamental na luta contra o Aedes Aegypti”, conclui o secretário Bertolani. A assessoria de imprensa da prefeitura esclarece que o carro de som irá comunicar a limpeza com antecedência nos bairros estabelecidos conforme o cronograma da secretaria de Obras e Serviços. A secretaria de Saúde alerta para os sintomas da febre, mal-estar, dores pelo corpo, dor de cabeça, apatia e cansaço. Porém, a grande diferença da febre chikungunya está no seu acometimento das articulações: o vírus avança nas juntas dos pacientes e causa inflamações com fortes dores acompanhadas de inchaço, vermelhidão e calor local.
CRONOGRAMA DOS BAIRROS A SEREM VISITADOS:
I - Nova Cerqueira e Nossa Senhora de Fátima
II - Conjunto Santos Neves, Recanto dos Pássaros, Jardim Primavera I, II, III, Jardim Três Ranchos, Jardim dos Ipês, Bela Vista
III - Chácara Moura Leite, Vila Almeida, Vila Isabel, Jardim Esmeralda e Manoel Fernandes.
IV - Vila Nova, São Lucas I e II, Jardim Tropical e Distrito Industrial
V - Vila Angélica, Jardim Santa Ignês, Parque Nove de Julho e Jardim Albatroz
VI - Centro
(Comunicação da Prefeitura)
Cerqueira César