Defesa Civil Municipal participa sobre operações chuvas
Meio Ambiente e Agricultura - Segunda-feira, 17 de Novembro de 2025

O coordenador da Defesa Civil de Cerqueira César, Thiago Luiz Parra de Godoi, e o integrante operacional Everaldo Batista estiveram no último dia (12/11), em Itu, do treinamento “São Paulo Sempre Alerta – Operação Chuvas”. Vale destacar que além de coordenar a Defesa Civil local, Godoi também exerce o cargo de secretário municipal de Meio Ambiente e Agricultura.
A capacitação foi ministrada pelo Secretário-Chefe da Casa Militar e Coordenador da Defesa Civil do Estado, Henguel Ricardo Pereira, e teve como objetivo fortalecer as ações preventivas e a preparação dos municípios para o período de chuvas intensas.
Realizado no Parque Maeda, o evento reuniu representantes de 47 municípios da regional de Sorocaba, com o propósito de mitigar possíveis problemas decorrentes das fortes chuvas que ocorrem durante o período de transição das estações da primavera e verão, especialmente entre os meses de dezembro e janeiro.
A ação integra as medidas preventivas do Governo do Estado para aprimorar a atuação das Defesas Civis Municipais. Durante o encontro, foram repassadas orientações técnicas e estratégicas sobre o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC), além de instruções sobre monitoramento meteorológico, comunicação de risco e ações integradas entre Estado e municípios.
“A capacitação foi fundamental para que possamos aprimorar nossos protocolos, garantindo mais segurança à população, principalmente durante o período de chuvas intensas”, destacou o coordenador da Defesa Civil de Cerqueira César, Thiago Godoi. (Comunicação da Prefeitura)
