Assistência promove evento para combater o Abuso Sexual

Assistência Social - Terça-feira, 16 de Maio de 2017


Assistência promove evento para combater o Abuso Sexual

Nos dias 11 e 12 de maio a prefeitura de Cerqueira César através da secretaria municipal de Assistência Social realizou a apresentação do espetáculo teatral “Vim Ver Maria”. A temática faz parte do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado no dia 18 de maio. O evento aconteceu no ginásio de esportes “Mário Lanças” e contou com a presença de alunos de rede municipal de ensino. Estiveram presentes o prefeito municipal Marcos Antonio Zaloti, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Vera Lucia Pinto da Fonseca Zaloti, o presidente da Câmara Municipal, Luiz Henrique Alves Cruz Junior, o vereador Maurício Amaro, a secretária de Assistência Social, Marilda Rissatto Paulin, a secretária de Educação, Marilda Ribeiro,  a supervisora municipal de ensino, Josiane Dias, o secretário de Saúde, Rogério Antunes, o secretário de Meio Ambiente, Wesley André de Almeida Pires, o diretor de Cultura, Gustavo Laba e o diretor de Comunicação, Jeferson Cruz. O evento contou ainda com a presença também das conselheiras tutelares, professores e gestores das escolas municipais.

A peça teatral “Vim Ver Maria” mostra a convivência de uma família, em que Maria filha mais nova é vítima de abuso sexual dentro de casa, causado por um tio que cuida da menina na ausência dos pais. Dentro desta narrativa o grupo desenvolve alguma situações e sentimentos que a criança quando passa por situações como medo, a vergonha e em seguida as atitudes que irão levar a situação e denunciar o abuso. A peça é apresentada pelo grupo teatral Soarte, de Ourinhos que mostra esta realidade a criança de maneira direta, com humor, mas contextualizando a narrativa com objetivo de alertar a sociedade sobre o abuso e a exploração sexual.

Em 2009 o grupo Soarte criou o espetáculo através de pesquisas, relatos cedidos por psicólogas e assistentes sociais, assegurando de forma lúdicas, ações preventivas contra a violência sexual, possibilitando as crianças de 06 a 10 anos abordar esta problemática. Desde sua estreia até hoje o espetáculo já percorreu 81 cidades, em 07 estados, abrangendo um público de 130 mil crianças.

“Este tipo de agressão é um trauma que a criança leva para o resto da vida, por isto a importância deste alerta”, afirmou a secretária, Marilda Paulin.

A secretária de Assistência Social também orientou os professores da rede para que abordem esta temática em sala de aula, com o objetivo de detectar possíveis casos, que posteriormente devem ser encaminhados ao Conselho Tutelar e os órgãos competentes para providências.

A gestora da pasta, Marilda Paulin aproveita ainda para agradecer ao prefeito Marcos Zaloti, ao vice-prefeito Neno Gerdullo, a secretaria de Educação, Marilda Ribeiro pela importante parceria. Ela agradece ainda as autoridades presentes, as equipes do CRAS I – Recanto dos Pássaros e CRAS II “Denise Barreto” (Nossa Senhora de Fátima), aos demais profissionais da Assistência Social e ao Conselho Tutelar de Cerqueira César. Ao término do evento a prefeitura realizou a distribuição de pipocas e refrigerantes às crianças.

 

(Comunicação da Prefeitura)

 

Prefeitura Municipal


Cerqueira César