Educação - Terça-feira, 31 de Outubro de 2023

Alunos da Rede Municipal recebem premiação durante o XI Concurso Anual de Redação

No último dia (26/10), o Governo de Cerqueira César por meio da Secretaria Municipal de Educação realizou a solenidade de premiação aos alunos do XI Concurso Anual de Redação, das escolas da rede municipal de ensino. O evento aconteceu no plenário da Câmara Municipal e contou com a presença de autoridades municipais, professores, alunos e respectivos familiares dos homenageados. A premiação foi concedida pelas empresas Jornal A Comarca, Bondar Agropecuária, Rede Nova Brasil, EMS Engenharia, Eletrolar, Supermercado Central, Magelão Pneus, Center Gráfica, Lajes Cerqueira César e Gran Corte Alimentos.

Na ocasião, foram homenageados 06 (seis) alunos selecionados pela rede municipal, cujos os textos se sobressaíram no XI Concurso de Redação. Os alunos vencedores foram no 6º lugar – Maria Gabriela Ferreira do Nascimento, (um jogo de decisões); EMEIF Prof Avelino Pereira, professora Rosecler Felipe Canato; 5º lugar – André Gustavo Ferreira, (jogo de laboratório); EMEIF Profª Maria José França Nogueira, professora Roseli Lima; 4º lugar – Alicia Kauany Savaroli (jogo A Hora do Rush); EMEIF Profª Maria José França Nogueira, professora Elizabete Peruzzi Bodelão; 3º lugar – Maria Ysadora Alves Cardoso Silva (tablete);, EMEIF Prof. Avelino Pereira, professora Rosecler Canatto Felipe Canato, 2º lugar – Larah Caroline Santos Sobrinho, (jogo do detetive); EMEIF Profª Zely Meira Cacciolari e 1º lugar – Lara Cordeiro Campideli (bicicleta e jogo A Hora do Rush), EMEIF Profª Zely Meira Cacciolari, professora Michele Flora Messias.

O tema do concurso deste ano, foi um artigo publicado no Jornal A Comarca “Cientistas orientam volta do uso de máscaras, devido à variante da Covid-19”, publicada na edição 1487 – de 16/08/2023. O Concurso Anual de Redação foi instituído através da Lei Municipal 1662/2009 e Decreto 2883/2009, através do gênero carta de leitor, com objetivo de estimular o desenvolvimento de competências dos alunos para a escrita, contribuindo desta forma para a melhoria da qualidade do ensino público municipal.

A divulgação dos alunos vencedores ocorreu durante o Desfile Cívico do Aniversário da cidade.
Durante a sessão solene estiveram presentes, o prefeito Diego Cinto, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Gisele Machado, a secretária municipal de Educação, Neiva Brusarosco, a supervisora municipal de Ensino, Adriana de Fátima Presente. O evento contou ainda com a presença da presidente da Câmara Municipal, Joice Guarino Lopes, os vereadores William Araújo e Jean Carlo Bento, o diretor do Jornal A Comarca, Carlos Bondar, acompanhado de sua esposa Mariauta Colucci Bondar e o presidente da Câmara Municipal de Águas de Santa Bárbara, Irwing Bondar. Os professores também agraciados com kit de produtos da Gran Corte Alimentos em reconhecimento pelo empenho profissional.

A secretária de Educação, Neiva Brusarosco, parabenizou a todos os vencedores do Concurso de Redação, agradeceu à professora Maria Angélica Palma, formadora do Ensino Fundamental, aos demais docentes da rede municipal e aos patrocinadores pela colaboração no evento. A presidente da Câmara de Vereadores, Joice Lopes, enalteceu a iniciativa da secretaria de Educação, que contribui para a formação literária e pedagógica dos alunos da rede municipal. O vereador William Araújo parabenizou os professores e também os alunos participantes e os vendedores do respectivo concurso.

O diretor do Jornal A Comarca, Carlos Bondar agradeceu a parceria com o Governo Municipal e colocou o veículo de comunicação à disposição dos alunos, para uma visita técnica à redação do semanário. O presidente da Câmara de Águas de Santa Bárbara, Irwing Bondar, disse que iniciativas como estas merecem aplausos, pois demonstra o compromisso da gestão pública, no incentivo à leitura e também à escrita. Por fim, o prefeito Diego Cinto destacou a importância do evento, “O Concurso de Redação das Escolas da Rede Municipal estimula a integração com dos alunos com o ambiente escolar, desperta a criatividade e a formação de novos escritores”, destacou o Chefe do Executivo. (Comunicação da Prefeitura)