Meio Ambiente e Agricultura - Quinta-feira, 03 de Agosto de 2023

1º Encontro do Agronegócio de Cerqueira César celebrou o Dia do Agricultor

O evento idealizado pelo Governo Municipal contou com a presença de produtores rurais e enalteceu um dos mais importantes setores da economia local.

Em comemoração ao Dia do Agricultor (28/07), foi realizado no Parque Exposições 'Isidoro Achille Costa' (FAICC), o '1° Encontro do Agronegócio de Cerqueira César'. O evento foi idealizado pela secretaria municipal de Meio Ambiente e Agricultura, diretoria de Agricultura e CATI, com apoio da Secretaria de Estado. A iniciativa do Governo de Cerqueira César contou com a presença do prefeito Diego Cinto, do secretário Renan Vinícius Lopes Gomes (Meio Ambiente e Agricultura), do diretor de Agricultura, Thiago Luiz Parra de Godoi, do diretor técnico da CATI, Euvaldo Pereira Neves Junior e do diretor do Núcleo de Sementes de Avaré, Braz Costa de Oliveira Junior.

Participaram ainda, o vice-presidente da Câmara Municipal, Fernando Luiz Bataglini, o diretor do ITESP (Instituto de Terras do Estado de São Paulo), Paulo Caetano, o presidente da ACICC (Associação Comercial e Industrial de Cerqueira César),Tarcísio Vieira da Silva e o presidente o Sindicato Rural do município, Janir Reis de Matos, além de vereadores, secretários e diretores municipais. Palestras técnicas aos produtores rurais sobre novas tecnologias para impulsionar o setor, divulgação das ações promovidas pelo Governo Municipal para estimular à Agricultura. Exposição de implementos, exposição de produtores rurais, empresas do ramo, participação de instituições de ensino superior e técnico de Cerqueira César e da região, além de orientações sobre Políticas Públicas ao homem do campo, fizeram parte da extensa programação, alusiva à data.

O prefeito Diego Cinto, enalteceu a atuação dos agricultores, que desempenha papel fundamental para o desenvolvimento econômico do município. O Chefe do Executivo, também destacou o trabalho da Secretaria e Diretoria de Agricultura através dos gestores Renan Lopes, Thiago Godoi, da diretora Cibelle Nespechi, o operador de máquinas agrícolas da Prefeitura, Alessandro Correa e dos funcionários da Casa da Agricultura, a chefe da unidade, Naiara Luz e do engenheiro agrônomo, Ovídio Barrios Junior, durante a elaboração do evento.

O vereador Nando Bataglini falou em nome do Legislativo e destacou a importância do encontro. O diretor regional da CATI (Avaré), Euvaldo Pereira Neves Junior elogiou a iniciativa do Governo Municipal na valorização dos agricultores. Os presentes ainda puderam acompanhar a fala do Secretário de Estado, Antonio Júlio Junqueira de Queiroz, que saudou os agricultores, por meio de um vídeo institucional do Governo Estadual, em razão do Dia do Agricultor.

Diego Cinto, também lembrou que a atual administração reativou os serviços da Patrulha Agrícola Municipal, com a aquisição de novos implementos, realizando a manutenção preventiva e corretiva das estradas rurais. Ele ainda demonstrou grande entusiasmo com evento, "Diante do sucesso obtido, neste primeiro Encontro do Agronegócio, vamos incluir esta festividade no Calendário de Eventos do Município, já prevendo a segunda edição. No próximo ano, serão dois dias de eventos, neste mesmo período, para marcar as comemorações, do Dia do Agricultor", anunciou o Prefeito de Cerqueira César. De acordo com o Chefe do Executivo, a ideia é que este encontro seja o precursor de grandes eventos agropecuários, que no passado movimentaram o Parque de Exposições 'Isidoro Achille Costa'.

Destaque também para a apresentação do grupo de dança do CCI (Centro de Convivência do Idoso) de Cerqueira César, com a participação dos PCDs, por meios das Secretarias de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Idoso, a Secretaria de Cultura abrilhantou a feira, com apresentação do cantor Juninho Moreno, além da presença das candidatas, que concorrem ao título de Rainha e Princesas da 23ª FAICC Rodeio Show. O evento teve ainda o apoio das Secretarias e Diretorias Municipais, SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), ETEC, APAE, Sindicato Rural de Cerqueira César, CONDACC (Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário), Casa da Agricultura, SEBRAE, Associação Comercial e Industrial, além de empresas locais e da região. (Comunicação da Prefeitura)