Cerqueira César, sexta-feira, 30 de setembro de 2022 Telefone (14) 3714-7200

Assistência Social - Terça-feira, 06 de Setembro de 2022

Assistência e Fundo Social realizam Campanha Agosto Lilás contra à Violência Doméstica e de Gênero

No último dia (30/08) a Secretaria Municipal de Assistência Social e o Fundo Social de Solidariedade realizaram na Câmara Municipal, o encerramento da campanha Agosto Lilás e o lançamento do Plano de Ação Enfrentamento à Violência Doméstica e Gênero no município de Cerqueira César.

A ação desenvolvida teve como objetivo mobilizar os cerqueirenses para um problema crônico na sociedade, a violência contra mulheres. Uma vez que no mês de Agosto a Lei Maria da Penha, que garante a proteção das mulheres contra qualquer tipo de violência completa 16 (dezesseis) anos.

O evento contou com a presença da secretária de Assistência Social, Daiana Reis de Paula, da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Gisele Machado Berti Cinto, do subsecretário Governo e Administração, Tadeu Godoy, do secretário de Saúde, Mauro Bertolani Junior, da subsecretária de Saúde, Renata Lima, da secretária de Educação, Neiva Brusarosco, do vereador William Araújo, da diretora de Saúde e Defesa Animal, Cibelle Nespechi e da vice coordenadora do Comitê Regional de Enfrentamento à Violência Doméstica, Simone Jurado Bicudo.

Na ocasião, a psicóloga Ana Claudia Oville ministrou a palestra aos presentes sobre Projeto “Nova História, rompendo ciclo violência para um futuro melhor. O projeto é desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social por meio da gestora Daiana Reis e equipe técnica composta pela psicóloga Ana Oville e a assistente social Milene Lopes, com o apoio do Governo de Cerqueira César.

Segundo dados da Secretaria Assistência Social apontam que o mês de agosto de 2022 foram registrados 54 (cinquenta e quatro) casos de violência doméstica e gênero, no município de Cerqueira César. Ana Oville, que atua na rede assistencial destacou ainda, que este número é preocupante e pode existir subnotificação de casos. Uma vez que muitas vítimas não denunciam por receio ou medo de represálias do agressor.

Durante a explanação da psicóloga Ana Oville, a profissional disse que é fundamental a conscientização das mulheres e da sociedade civil, para o enfrentamento da problemática no âmbito municipal.

“O objetivo deste projeto é desenvolver ações de acolhimento, orientações e a conscientização das mulheres vítimas de violência doméstica, bem como espaço de reflexões para possíveis agressores buscando assim reduzir os índices de violência no município de Cerqueira César”, explicou Oville.

A secretária municipal de Assistência Social, Daiana Reis ressalta que, as mulheres vítimas de violência doméstica e gênero devem fazer denúncias à Polícia Militar pelo 190. Para mais informações sobre acolhimento e orientações as vítimas podem procurar a Secretaria Municipal de Assistência Social e os CRAS dos bairros Nossa Senhora de Fátima e Recanto dos Pássaros. (Comunicação da Prefeitura)

Portal atualizado em: 29/09/2022 13:36:27