Educação - Sexta-feira, 14 de Agosto de 2020

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO EFETUA A ENTREGA DE KIT ALIMENTAÇÃO AOS ALUNOS DA REDE MUNICIPAL

Por conta da pandemia do coronavírus, a Secretaria Municipal de Educação efetuou a entrega do kit merenda escolar para suprir a demanda dos alunos

Por meio da Secretaria Municipal de Educação iniciou nesta sexta-feira (7) a distribuição do kit de alimentação escolar aos 2.339 (dois mil trezentos e trinta e nove) alunos da rede do município de Cerqueira César.

Os kits são destinados a alunos matriculados na rede pública municipal de ensino. Alimentos dentre frutas, verduras e legumes além de um kit de higiene bucal estão sendo entregues aos alunos.

O planejamento e a definição dos gêneros alimentícios que irão compor o kit de alimentos foi elaborado pela nutricionista da rede, Bia Armani em parceria com o Conselho de Alimentação Escolar, fomentando a agricultura familiar, por meio de contratos vigentes dos agricultores com o Setor de Merenda Escolar, atendendo às orientações do FNDE em regulamentação a Lei 13.987/2020, que autorizou a distribuição dos gêneros alimentícios aos alunos, durante o período de suspensão das aulas em decorrência das medidas preventivas de contaminação da Covid-19 (novo coronavírus).

O kit é composto por frutas, verduras e legumes, oriundos da agricultura familiar.

"Esta Secretaria juntamente com a Cozinha Piloto e Conselho de Alimentação Escolar teve a preocupação em manter uma organização em relação a distribuição de merenda caso as aulas retomassem em meados de julho, pois retomando as atividades precisaríamos garantir a merenda para os alunos, uma vez que, em período normal os pedidos levam em media 10 dias para serem entregues, nesse atual contexto nossa estimativa é que demore mais que 10 dias para que esses alimentos cheguem até a cozinha piloto, como não ocorreu o retorno das aulas foi decidido junto ao conselho pela entrega dos kits", explicou o secretário municipal Educação, Fabricio Alves.

Segundo o secretário de Educação de Cerqueira César, o Convênio de Merenda Estadual está bloqueado desde o começo da pandemia e que o Governo Federal continua liberando as parcelas mensalmente, por este motivo foi discutido com o conselho a distribuição dos kits alimentação para garantir aplicação do recurso federal, onde é exigido pela legislação que garanta aplicação de no mínimo 30% com agricultura familiar.

"Os alimentos estão sendo distribuídos em forma de kits de alimentação escolar, atendendo a qualidade nutricional, sanitária e respeito aos hábitos alimentares e cultural local.

A entrega dos kits é realizada na Cozinha Piloto, para poder retirar o Kit alimentação o responsável pelo aluno deve retirar nas respectivas escolas em que os estudantes estão matriculados um vale alimentação, de acordo com cronograma que está sendo divulgado individualmente pelas Unidades Escolares, de forma a evitar aglomerações.

A Secretaria de Educação informa que diante de todas as ações visando o distanciamento social, com a finalidade de evitar aglomerações, bem como, em consideração ao limite diário de produção dos gêneros pelos pequenos agricultores, em cada semana será entregue os kits a uma etapa escolar. Portanto, as famílias devem aguardar a divulgação por parte das escolas da data em que o kit será entregue.

Vale lembrar que os cronogramas foram divulgados por cada uma das escolas respeitando-se as especificidades.

O prefeito de Cerqueira César, Neno Gerdullo explica que está decisão foi acatada pelo CAE - Conselho de Alimentação Escolar, priorizando a agricultura familiar, como forma de incentivo aos produtores rurais do município. A iniciativa também visa suprir a demanda dos alunos da rede municipal, em razão da pandemia do coronavírus. (Comunicação da Prefeitura)