.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda-feira a sexta-feira das 8:00 às 16:00 Horas

Cultura - Quarta-feira, 29 de Maio de 2019

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Prefeitura revitaliza o prédio da Estação Ferroviária

A estação ferroviária de Cerqueira César é um patrimônio histórico e cultural para o município


Prefeitura revitaliza o prédio da Estação Ferroviária

A prefeitura de Cerqueira César realiza revitalização da estação ferroviária, um patrimônio histórico e cultural do município. O prédio que até então encontrava-se deteriorado pela ação do tempo recebeu uma pintura, voltando as características originais.

A estrutura também passa por reparos, para garantir a segurança dos visitantes. A revitalização do prédio conta com a supervisão dos setores de Obras e Cultura, respeitando as características arquitetônicas do monumento. Vale ressaltar que todo trabalho é realizado com mão de obra local. Outro ponto que recebe melhorias é o antigo armazém ferroviário, onde atualmente funciona o prédio do bocha.

Segundo o prefeito Neno Gerdullo, as benfeitorias no prédio era aguarda pela população, tendo em vista as precárias condições do local. "A estação ferroviária possuí um valor cultural e histórico para o município, pois ela é pedra fundamental da cidade", lembrou o prefeito. Atualmente a centenária estação abriga a Biblioteca Municipal, o departamento de Cultura, a Casa do Artesão e repartições públicas.

Ao lado do monumento também será inaugurado um pequeno obelisco, no local que ainda preserva o alicerce da antiga estação ferroviária.  

De acordo com informações do site estações ferroviárias do Brasil, a estação de Cerqueira César foi construída e inaugurada em 1.896, com ponta da linha-tronco, que na época, completava 421 km. Os relatórios da ferroviária, durante a construção do trecho além de Avaré, citavam o “prolongamento até Três Ranchos”, núcleo da futura cidade, emancipada em 10 de Outubro de 1.917, que recebeu o nome definitivo de Cerqueira César, em homenagem póstuma ao político José Alves de Cerqueira César. Com a situação precária da Sorocabana, que perdurou até cerca de 1.905, o local acabou por ser o ponto final da ferroviária por dez anos e por isso o município desenvolveu-se rapidamente até os dias atuais.

(Comunicação da Prefeitura) 

1220 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Cerqueira César - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.