Cerqueira César, quarta-feira, 01 de dezembro de 2021 Telefone (14) 3714-7200

Assistência Social - Quinta-feira, 25 de Outubro de 2018

Assistência Social intensifica ações para coibir moradores de rua

O trabalho envolve o poder público, clubes de serviços, entidades assistenciais, religiosas e sociedade civil.

Assistência Social intensifica ações para coibir moradores de rua

A secretaria municipal de Assistência Social realizou no último dia 25 de outubro uma reunião com departamentos, entidades e sociedade civil para discutir a situação dos moradores de rua no município de Cerqueira César.

O evento aconteceu no Fundo Social de Solidariedade e contou com a presença da secretária de Assistência, Daiane Corrêa Novaga, a presidente do Fundo Social, Marici Mazza Martines Marques, a  assessora de imprensa do Poder Legislativo, Natália Lemos, o diretor municipal de Obras, José Roberto Jerônimo, o diretor de Cultura, Gustavo Laba, o diretor de Comunicação, Jeferson Cruz o provedor da Santa Casa de Misericórdia, Carlos Eduardo Drumond, a representante da secretária de Saúde, Elisangela Novaga, a policial militar Cabo Tessitori,  a representante da Associação Comercial e Industrial de Cerqueira César, Regiane Oliveira e técnicas do plantão social.

A secretária Daiane Novaga falou da necessidade de unir forças entre o público e a sociedade civil para resolver o problema dos moradores em situação vulnerável. “É importante que a população mantenha firme o propósito de não dar esmolas e incentive os moradores de rua a buscarem apoio nos serviços sociais que o município oferece, encaminhado as pessoas em situação de vulnerabilidade”, explicou a secretária municipal de Assistência Social.

O serviço especial em abordagem social, cujo o trabalho é desenvolvido pela equipe de proteção social especial está sendo aperfeiçoado pela secretaria de Assistência Social do Município.

O trabalho é realizado de forma programada e continuada, de acordo com agendamento e mapeamento, atendendo denúncias e solicitações do serviço de atendimento ao cidadão por meio do fone (14) 3714-3232 das 8 às 16 horas.  O objetivo é assegurar o atendimento social de abordagem e busca ativa para identificar a ocorrência de pessoas em situação de risco e violações direitos.   Segundo a secretária de Assistência Social, Daiane o trabalho vem sendo feito com muito cuidado e respeitando sempre a vontade de cada cidadão. Nada é forçado, as decisões são espontâneas e a Prefeitura apenas está auxiliando às famílias, fornecendo as passagens, quando necessárias e orientações gerais. As ações de sensibilização junto a população e a comércio estão sendo intensificadas pelas técnicas do plantão social sobre a importância de não dar esmolas e posteriormente o encaminhamento e atendimento de pessoas e famílias abordadas, de acordo com situações de violações de direitos identificadas e articulação da rede.

De acordo com as autoridades presentes uma nova reunião foi agenda para o próximo dia 06 de novembro, no Fundo Social de Solidariedade para avaliar as estratégias das ações que envolvem o poder público, comércio local, clubes de serviços, entidades assistenciais, religiosas e sociedade civil visando resolver a problemática.