Cerqueira César, sexta-feira, 01 de julho de 2022 Telefone (14) 3714-7200

Meio Ambiente e Agricultura - Quinta-feira, 25 de Outubro de 2018

Nova Estação de Tratamento de Esgotos é inaugurada

A obra da estação de tratamento de esgotos representou um investimento de R$ 10,7 milhões no município de Cerqueira César, através do Governo do Estado.

Nova Estação de Tratamento de Esgotos é inaugurada

Na última segunda-feira, dia 22 de outubro aconteceu a solenidade de inauguração da ETE - Estação de Tratamento de Esgotos do município de Cerqueira César. O evento aconteceu na Câmara Municipal com a presença do Secretário de Estado de Recursos Hídricos, Ricardo Daruiz Borsari, o prefeito José Carlos Gerdullo (Neno Gerdullo), o presidente do Legislativo Luiz Henrique Alves Cruz Junior, o superintendente do DAEE - Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado, Francisco Eduardo Loducca, o diretor da SABESP - João César Queiroz, o diretor do programa Água Limpa, Lupércio Ziroldo Antônio e o secretário municipal de Meio Ambiente, Wesley André de Almeida Pires.

A obra da estação de tratamento de esgotos faz parte do Programa Água Limpa e representou um investimento de R$ 10,7 milhões no município de Cerqueira César, através do Governo do Estado.

Também participaram da cerimônia de inauguração os vereadores Celso Bassetto, Fábio Rossetto, Fernando Luiz Bataglini, Jair Godoy, Maurício Amaro, Orivaldo Gonçalves, Sérgio Rodrigues Ribeiro e Sidney Marcos Cardoso, além dos ex-prefeitos municipais José Rossetto e Abel Pedro Ribeiro, secretários e diretores municipais. O empresário e engenheiro Paulo Roberto Moura Leite também prestigiou a solenidade além de diversas autoridades e munícipes.

Localizada na estrada vicinal do bairro Três Ranchos, a 6 quilômetros da Prefeitura Municipal a ETE tem capacidade para tratar o esgoto de 100% da cidade, beneficiando mais de 31 mil moradores, população prevista para 2030.
A ETE de Cerqueira César é composta um tanque de tratamento preliminar, duas lagoas anaeróbicas, duas lagoas facultativas, tanque de contrato e sistema de desinfeção por hipoclorito.

A obra, iniciada em 2012, inclui 6,1 mil metros de coletor tronco, uma estação elevatória com capacidade para 85 litros por segundo, 2,35 mil metros de linha de recalque e 285 metros de emissário final de efluente tratado.
A Estação de Tratamento de Esgotos permite a retirada de aproximadamente 30 toneladas/ mês de carga orgânica proveniente do esgoto domestico de Cerqueira César lançado “in natura” no córrego Três Ranchos.

PROGRAMA ÁGUA LIMPA - O programa foi criado em 2005, por meio de uma ação conjunta da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos, DAEE e Secretaria da Saúde, com objetivo de implantar sistemas de tratamento de esgotos em município com até 50 mil habitantes não atendidos pela SABESP.

Durante o discurso das autoridades foi ressaltado o empenho do ex-prefeito José Rossetto que, em seu mandato deu início a construção dessa importante obra e que ao longo dos anos foi abraçada pelos sucessores tanto do Poder Executivo, como do Poder Legislativo para que finalmente toda população cerqueirense fosse beneficiada com essa conquista.

“Estamos inaugurando hoje uma obra de grande importância para nossa cidade. O beneficio dessa conquista será público e trará para nossa cidade uma nova perspectiva de desenvolvimento para empresas, para o turismo, para saúde e para nossa população de forma geral”, concluiu o chefe do executivo.

Versão do sistema: 2.0.0 - 01/07/2022

Portal atualizado em: 01/07/2022 15:00:08