Cerqueira Cesar
Buscar

NotíciasMeio Ambiente e Agricultura - Terça-feira, 17 de Outubro de 2017


Plantio de Árvore marca as comemorações do Centenário


Plantio de Árvore marca as comemorações do Centenário
Plantio de Árvore marca as comemorações do Centenário

No último dia 08 de outubro a secretaria municipal de Meio Ambiente efetuou o plantio de árvore na Praça Paula Paulitsch, no bairro São Lucas fazendo parte das comemorações do Centenário de Cerqueira César. O evento contou com a presença do prefeito municipal Marco Antonio Zaloti; da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Vera Lúcia Pinto da Fonseca Zaloti; do secretário municipal de Meio Ambiente, Wesley André de Almeida Pires; da diretora do departamento de Meio Ambiente, Amanda Alves; do vereador Agnaldo Corrêa; funcionários da secretaria e familiares da homenageada.

A família foi representada pela filha da saudosa Paula, a professora Maria Ingeborg Paulitsch e as netas Elizabeth Teresa Paulitsch e Margarida Paulitsch Heule.  Na ocasião as autoridades realizaram o plantio de uma espécie de ipê, árvore nativa do  país; que foi germinada na praça localizada nas proximidades da Capela São Lucas. O local leva o nome da musicista e professora. 

A saudosa Paula que foi regente, teclatista, pianista, cantora e professora de línguas onde lecionou francês, inglês e alemão. Paula Paulitsch organizou a Cruz Vermelha com o Dr. J. J. de Moraes Sarmento, salvando vidas, como enfermeira na Revolução Constitucionalista de 1.932. A musicista e também professora foi a fundadora do Coro Santa Cecília que neste ano completa 95 anos de fundação.  Emocionados os familiares agradeceram a homenagem do município no ano do Centenário de Cerqueira César. “ Mamãe tinha uma verdadeira paixão pelos animais e plantas e sempre foi uma defensora do Meio Ambiente”, lembrou Inge Paulitsch. O prefeito Marcos Zaloti aproveitou a ocasião para agradecer a vasta contribuição cultural e histórica da família Paulistch em prol do município nestes 100 anos de fundação.

IPÊ – O nome científico da espécie denominada da Tabebuia é conhecido popularmente como Ipê é do gênero neotropical, mais comum da família Bignoniaceae. Em 1978 a Lei 6.507 oficializou a flor do ipê como flor nacional do Brasil.  "Ipê" e "ipé" provêm do tupi ï'pé, "árvore cascuda". Pau-d'arco" é uma referência a seu uso pelos povos indígenas do Brasil como matéria-prima para confecção de arcos. "Ipeúva" provém do tupi ip'ïwa, "árvore da casca".  

(Comunicação da Prefeitura)

FacebookTwitterWhatsApp

voltar para a listagem de notícias...

Telefones Públicos TELEFONES PÚBLICOS
PREFEITURA MUNICIPAL
  • (14) 3714-7200
SECRETARIA DE SAÚDE
  • (14) 3714-3488
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
  • (14) 3714-2186 / 3714-2442

Ver todos os telefones...

Cerqueira Cesar

Rua Professora Hilda Cunha, 58 - Centro
Cerqueira Cesar / SP - CEP 18760-000

Website Desenvolvido porKing Page - Fábrica de Software
Ultimas Notícias