Assistência Social - Terça-feira, 22 de Agosto de 2017

Manoel Fernandes e Macuco terão núcleos do CRAS

A prefeitura irá ampliar o atendimento do Centro de Referência de Assistência Social com a criação de dois novos núcleos. O trabalho envolve as secretarias de Assistência, Saúde e Fundo Social.

Manoel Fernandes e Macuco terão núcleos do CRAS

A prefeitura de Cerqueira César anunciou nesta terça-feira (22) de agosto a implantação de dois núcleos do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) que irão abranger os bairros Manoel Fernandes, Jardim Esmeralda, adjacentes e Macuco. O anúncio foi feito pelo prefeito de Cerqueira César, Marcos Antonio Zaloti durante uma reunião com a secretária municipal de Assistência Social, Daiane Corrêa Novaga, o secretário municipal de Saúde, Rubens de Moura e o secretário de Governo, José Airton Cardoso.

A ação conta ainda com a parceria do Fundo Social de Solidariedade, através da presidente e primeira-dama, Vera Lúcia Pinto da Fonseca Zaloti. Os núcleos serão uma extensão dos CRAS – Centro de Referência de Assistência Social já existentes nos bairros Recanto dos Pássaros e Nossa Senhora de Fátima. No bairro Manoel Fernandes o local irá funcionar nas dependências da EMEIF Aparecida Matheus Rolim e na área rural do Macuco o núcleo será na antiga escola do bairro, o qual encontra-se desativada. O (Cras) é a porta de entrada da Assistência Social. É um local público, localizado prioritariamente em áreas de maior vulnerabilidade social.

Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Daiane Novaga o objetivo é o atendimento da população nas áreas sociais e de saúde. Com atendimento uma vez por semana os núcleos irão atuar na promoção social e fortalecimento dos vínculos familiares. “A proposta da criação destes núcleos é oferecer a população serviços de Assistência Social, fortalecendo a convivência com a família e a comunidade”, explicou a secretária. Este é o resultado da busca ativa realizada pelas secretarias de Assistência e Saúde, juntamente com os agentes comunitários que estiveram recentemente nos bairros realizando levantamento cadastral junto às famílias e identificaram as áreas vulneráveis.

O secretário Rubens de Moura também explicou que, serão desenvolvidos trabalhos de ações de saúde preventiva nos respectivos, aproveitando as estruturas já existentes e assim ampliando a área de abrangência da secretaria municipal de Saúde. O prefeito Marcos Zaloti informou que ambos prédios passarão por adequações para que eles possam receber o investimento, culminando na promoção social e na saúde dos munícipes.