Cerqueira Cesar
Buscar

NotíciasAssistência Social - Segunda-feira, 26 de Junho de 2017


Mobilização contra a Violência da Pessoa Idosa


Mobilização contra a Violência da Pessoa Idosa

Vivemos em um mundo onde impera a violência, produto de uma crise geral, política, social e econômica que afeta todos os setores da vida social. Neste contexto está incluído um grande número de pessoas idosas. Estes grupos são os que mais sofrem a violência social em suas múltiplas facetas. Este não é um fenômeno recente. Entretanto, para a maioria das pessoas há uma dificuldade de compreender a ocorrência do problema, porque consideram que é somente nas instituições que os idosos sofrem violência e lhes parece improvável que as mesmas possam ser maltratadas em suas próprias casas. A violência contra pessoas idosas é uma violação aos direitos humanos e é uma das causas mais importantes de lesões, doenças, perda de produtividade, isolamento e desesperança. Com o objetivo de abrir diálogo sobre as diversas formas de agressões que atingem a população idosa e mostrar os meios de denúncia disponíveis, todos os anos na data de 15 de junho comemora-se o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.

 

A secretaria de municipal Assistência Social em parceria com o Fundo Social de Solidariedade de Cerqueira César, a diretoria de Cultura e departamento de Esportes preocupada com a crescente demanda de vítimas desta faixa etária; além do trabalho continuo realizado através da equipe de Proteção Especial, realizou uma mobilização no município para discutir a problemática. Atividades físicas, caminhada, seguida da distribuição de panfletos e folders abordaram a temática. O evento contou com a presença dos idosos, além da secretária municipal de Assistência. Daiane Corrêa Novaga, a equipe de profissionais da Assistência Social, coordenadoras do CRAS I e II, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Vera Lúcia Pinto da Fonseca Zaloti, o diretor de Cultura, Gustavo Laba Fernandes, o diretor de Comunicação, Jeferson Cruz e funcionários do departamento de Esportes.

 

O evento contou ainda com o apoio da prefeitura de Cerqueira César, secretaria municipal de Saúde, secretaria de Educação e Academia Fisicon. “A invisibilidade da violência contra pessoas idosas, à violência familiar e a violência institucional que atinge esta parte da população, assim como as formas de superação da violência foram alguns dos temas abordados; bem como o procedimento para denunciar estas práticas abusivas. A violência contra a pessoa idosa é crime previsto pela Lei 10.741. A Administração Municipal tem sido diligente em cumprir ao estabelecido na LF nº 10.741/2003 - Estatuto do Idoso Estatuto do Idoso, promovendo políticas públicas com foco preventivo; tanto medidas mais consistentes e eficazes para enfrentar o problema da violência contra os idosos”, frizou a secretária municipal de Assistência Social, Daiane Novaga.

 

(Comunicação da Prefeitura) 

 

 


voltar para a listagem de notícias...

Telefones Públicos TELEFONES PÚBLICOS
PREFEITURA MUNICIPAL
  • (14) 3714-7200
SECRETARIA DE SAÚDE
  • (14) 3714-3488
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
  • (14) 3714-2186 / 3714-2442

Ver todos os telefones...

Cerqueira Cesar

Rua Professora Hilda Cunha, 58 - Centro
Cerqueira Cesar / SP - CEP 18760-000

Website Desenvolvido porKing Page - Fábrica de Software
Ultimas Notícias
REFIS 2017

Refis 2017