Administração - Segunda-feira, 24 de Abril de 2017

Executivo se reúne com Vereadores

O prefeito Marcos se reuniu com vereadores para estreitar os laços entre o Executivo e Legislativo. Horto Florestal e outros assuntos como a situação financeira da Município foram pautas do encontro.

Executivo se reúne com Vereadores

O prefeito Marcos se reuniu com vereadores para estreitar os laços entre o Executivo e Legislativo. Horto Florestal e outros assuntos como a situação financeira do Município foram pautas do encontro.

No último dia 20 de abril o prefeito de Cerqueira César, Marcos Antônio Zaloti e o secretário municipal de Governo e Administração, Rubens de Moura se reuniram com o presidente do Poder Legislativo, Luiz Henrique Alves Cruz Junior, o vice-presidente Maurício Amaro e os vereadores Emerson César Calixto (Formiga), Sidney Cardoso (Ney da Farmácia), Sérgio Rodrigues Ribeiro (Deza) e Agnaldo Corrêa. A reunião teve como objetivo estreitar o contato entre o Poder Executivo e Legislativo com a base de governo da atual administração.

Marcos iniciou a reunião agradecendo o apoio recebido nestes primeiros quatro meses de governo e explicou aos parlamentares que, a prefeitura está em dia com as despesas pertinentes ao exercício de 2017. No entanto o Executivo está fazendo o possível para quitar as dívidas deixadas pelo governo anterior. “O valor ultrapassa 15,5 milhões de reais, segundo o balanço contábil”, explicou o prefeito de Cerqueira César

Diversos assuntos foram debatidos durante a reunião dentre eles a desapropriação de área para a construção do horto florestal, a desapropriação de área para construção de casas populares, iluminação pública, à vinda da unidade móvel de mamografia para a realização exames preventivos contra o Câncer de Mama, a realização de exames de Ultrassonografia, a realização do Mutirão de Cirurgias, o repasse nas subvenções das entidades, incluindo a  manutenção da Santa Casa de Misericórdia, operação tapa-buracos, limpeza da cidade  e pavimentação asfáltica. Marcos aproveitou ainda para fazer uma prestação de contas dos 110 dias de governo, fazendo um panorama da situação política do município.

Outro assunto de grande importância apresentado pelo prefeito e o secretário de Governo foi o projeto de Lei Municipal que anistia os impostos no valor de até o de R$ 500,00 aos munícipes, que se encontram inadimplentes com os cofres públicos. O Chefe do Executivo explicou que, a medida irá beneficiar mais de 50% da população menos favorecida que possua pendências junto à Fazenda Municipal, assim agilizando a cobrança de impostos junto dos maiores devedores. “A proposta é perdoar a dívida das pessoas com menos favorecidas e cobrar daqueles que possuam um montante de dívidas com valores significativos beneficiando assim à população carente”, explicou o prefeito Marcos Zaloti. O secretário municipal de Governo, Rubens de Moura também fez o uso da palavra e justificou o motivo da lei de anistia. “A criação desta lei faz parte das decisões tomadas entre os membros do Conselho Municipal de Administração e o prefeito Marcos para aumentar a arrecadação diante da situação econômica e a recessão que passa o cenário nacional. A recessão faz com que as prefeituras freiem o crescimento, uma das preocupações do prefeito, diz respeito às despesas com a folha de pagamento que está em 59%, ultrapassando o valor prudencial exigido pelo Lei de Responsabilidade Fiscal”, argumentou o secretário.  Diante da situação o prefeito Zaloti disse que serão necessárias tomar medidas drásticas para conter as despesas uma delas será corte de cargos comissionados ou até mesmo a demissão de servidores que estão em estágio probatório até as despesas com pessoal possa atingir o limite de 51%, percentual recomendado pelo Tribunal de Contas. “Estamos administrando consciente que será necessário tomar algumas medidas impopulares, mas necessárias para equilibrar as finanças. Caso o município não adote estas medidas a prefeitura será penalizada pois vamos cumprir à risca a Lei de Responsabilidade Fiscal”, concluiu o prefeito de Cerqueira César.

Fonte: (Comunicação – Assessoria de Imprensa da Prefeitura)