Saúde - Segunda-feira, 19 de Setembro de 2016

UBS será inaugurada no Recanto

A Unidade Básica de Saúde "Dr. Milton Clóvis Cominelli" será inaugurada no bairro Recanto dos Pássaros melhorando o atendimento dos pacientes do SUS

UBS será inaugurada no Recanto

A prefeitura de Cerqueira César está investindo na construção de novas unidades de saúde para melhorar o atendimento dos pacientes do SUS - Sistema Único de Saúde. Duas novas unidades básicas estão sendo construída para atender a demanda, a UBS do bairro Nova Cerqueira e a UBS Recanto dos Pássaros, esta última por sua vez está em fase conclusão e irá beneficiar os pacientes do bairro ora mencionado, Jardim Primavera, Santos Neves e adjacentes.

A UBS do bairro Recanto dos Pássaros será denominada de USB Dr.“Milton Clóvis Cominelli” através de Lei Municipal 2086/2014 de autoria do então vereador Vicente Pavan. O secretário municipal de Saúde, Mauro Bertolani Junior enfatiza que, a cidade de Cerqueira César é atendida 100 % pela Estratégia de Saúde da Família, que vem passando por uma importante reorganização através da tutoria formativa do CONASS (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde) algo pioneiro no Estado de São Paulo, onde mensalmente recebe as visitas presenciais do tutores para reuniões formativas e de educação permanente para todos os técnicos que atuam nesta área.

“A construção das novas unidades de saúde irá atender a demanda populacional de Cerqueira César, visto o crescimento significado do município nas proximidades do bairro Jardim Primavera. Já a nova unidade de saúde do bairro do Nova Cerqueira César está sendo construída através de um convênio realizado com o BID (Banco Internacional de Desenvolvimento) e visa melhor o atendimento da população daquela região”, explicou o secretário de Saúde, Mauro Bertolani Junior.

A Saúde da Família como estratégia estruturante dos sistemas municipais de saúde tem provocado um importante movimento com o intuito de reordenar o modelo de atenção no SUS. As equipes atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais freqüentes, e na manutenção da saúde desta comunidade. A responsabilidade pelo acompanhamento das famílias coloca para as equipes saúde da família a necessidade de ultrapassar os limites classicamente definidos para a atenção básica no Brasil, especialmente no contexto do SUS.